Cabeçalho em Imagem

Cabeçalho

Novidades

terça-feira, 9 de setembro de 2014

Toda ação tem que ter Consequências



Esse é um assunto muito interessante, do qual eu o defendo com frequência. Toda ação deve ter uma consequência. Pessoas maduras tendem a procurar situações pela qual possam obter consequências que sejam positivas, e é claro, estão cientes de que consequências ruins podem surgir, mas eles normalmente estão prontos para lidar com consequências que vier.


Muitas pessoas deixam de evoluir, de buscar algo mais, por causa de ver as consequências que podem vir, ou porque, o trabalho que vão ter em alguma coisa é elevado, e assim optam por evitar fazer. Mas não importa para onde vamos ou que posição tomemos, tudo tem consequências.

Se você ficar parado sem fazer nada, terá consequências. Se você sair e começar a fazer alguma coisa terá consequências. O problema não são as consequências e sim como você lida com elas. E esse é um dos pontos que separação pessoas maduras de pessoas imaturas.

Por causa disso, eu quero falar sobre como punir consequências, principalmente se for negativa.
Existe diversos tipos de agressões, mas eles se reduzem a duas: Agressões Físicas e Agressões Emocionais.

Sobre 'Agressões' emocionais

Essa é bem diferente de uma agressão física, na qual machucados e hematomas se vão em pouco tempo, mas a agressão emocional pode atingir a pessoa pela vida inteira dela. Por exemplo, uma pessoa que foi estuprada, foi sequestrada, feita de refém, vivia em um ambiente agressivo.

Agressões emocionais acontecem a todo momento, em relacionamentos, no dia a dia. O problema com essas agressões é que facilmente elas acarretam agressões físicas.

Eu sou totalmente a favor da vingança, mas uma vingança bem pensada, que não necessite utilizar nenhuma forma de agressão física para conseguir o que deseja.

Se um filho faz algo errado, sou totalmente contra quebrar algo que me pertence e dizer para meu filho se ele sabia o quanto eu amava aquilo, não adianta também deixar de lado e não fazer nada, não adianta punir sempre de alguma forma agressiva (tudo bem dar umas palmadas de vez em quando, mas sem exageros e de forma coerente, e nunca fazer como este rapaz fez, Clique Aqui. Tudo que é exagerado faz mal.).

Em minha vida passei por diversas situações da qual eu não punia as pessoas pelos erros que elas cometiam ou pelo que me faziam passar. Em consequência, essas pessoas repetiam a mesma situação com frequência, até que um dia aprendi como utilizar das consequências de uma determinada ação para punir as pessoas que faziam-me passar por situações ruins.

Como por exemplo, quando fiquei cuidando por 9 dias de um rapaz de 13 anos enquanto seus pais estavam fora. Ele trancava o quarto, me tratou mal, mas na primeira  vez que ele fez isso, eu o coloquei no devido lugar. Não precisei utilizar da agressão e não precisei entrar em uma discussão. Irei tentar escrever o que eu disse naquela ocasião:

‘Olha cris, eu não quero saber como tu vive ou deixa de viver. Eu sou legal contigo, trago coisas bacanas para a gente comer, te trato bem e como um amigo, mas eu não sou seu pai e nem sua mãe, e eu vou parar de te tratar bem porque você me trata mal. Eu pego do meu dinheiro, sua mãe não deixou dinheiro em relação a isso e compro coisas bacanas para a gente comer, e faço isso por prazer porque gosto de você e de sua família e também como eu estou aqui, não vejo porque não termos coisas boas para comermos. Eu também te trato bem, quantas vezes eu te xinguei¿ Te ofendi¿ porque tu me trata assim¿ Eu sou seu amigo, mas a maneira como está me tratando não é como os amigos fazem. Estou chateado contigo, não irei ficar gastando do meu bolso mais e tu vai ter que fazer o que tem na geladeira para comer. Sobre a internet e você trancar o seu quarto me impedindo de também utilizar, tudo bem, pode fazer, é seu quarto, mas eu jamais faria isso contigo em minha casa, porque eu te considero. Agora é sua escolha, continuar me tratando como está fazendo ou não, mas se continuar, eu também te tratarei mal. Sua escolha, suas consequências.’

Eu lembro que fiquei na minha, assistindo e ele foi para o quarto dele. Depois de um tempo ele saiu, e começou a me tratar bem, e durante todos os dias até os pais deles voltarem, não ocorreu mais nenhum problema.

Se eu não tivesse dito nada ou feito nada, a situação teria piorado. Escolher o recurso certo para utilizar as vezes é difícil.

Como exemplo final, eu me lembro que viajei para o sul no natal de 2012, e eu lembro que fiquei 12 dias na casa de uma amiga, e essa pessoa me deu uma canseira emocional tremenda. Como ela tinha tendências a imaturidade, ela fez diversas coisas que desaprovo, como eu naquele tempo não tinha a cabeça de utilizar as consequências como recurso contra pessoas que possuem tendências a imaturidade, acabei sentindo as consequências por não ter feito nada.

Só que nesta história eu resolvi me vingar de forma emocional. No final, eu fui obrigado a utilizar de meu último recurso a vingança para punir eles por algo que eles tinham feito. Isso pode parecer meio estranho, mas não tive escolhe, tinha de ser feito. Hoje, depois de tudo, eu consegui meu objetivo que era criar uma imagem tão ruim de mim, que eles terminariam a amizade deles comigo. E isso foi completado perfeitamente.

Mas Clique Aqui e descubra a história por você mesmo.

Agressões físicas

Uma agressão física pode vir de diversas formas, tapas, pedras e assim por diante. A questão é sempre e relação a como lidar com essas consequências. Algumas pessoas jogam na mesma moeda e partem para a agressão, outras pessoas permitem que o agressor continue fazendo a sua injustiça.

Se alguém me der um tapa na cara, eu não irei virar a outra face como Jesus diria e também não irei partir par cima de meu adversário quando eu tenho testemunhas para evidenciar o ocorrido. Acredito que nosso sistema é melhor que o sistema do tempo de jesus e também não preciso me utilizar de violência quando eu posso me vingar de uma forma muito melhor, como, entrar com uma ação contra essa pessoa por danos morais. É bem simples. A melhor maneira de lidar com pessoas assim é fazendo elas pagarem perante a justiça. Mas de qualquer forma, algumas vezes para conquistar o respeito de pessoas agressivas é necessário utilizar o último recurso.

Depois de analisar diversas situações da qual eu cheguei a passar, percebi que agredir a pessoa me tornando um justiceiro não é uma boa ideia a não ser que este seja seu último recurso. Enquanto puder utilizar os recursos variados que possuí, irá evitar problemas muito maiores. Apenas em algumas ocasiões da qual eu me perco e acredito que não iria me satisfazer enquanto não visse a justiça feita. Se alguém assassinasse minha mulher, estrupa-se minha filha, nestas situações em relação a nunca mais ver minha mulher ou minha filha, eu sou totalmente a favor da pena de morte para essas pessoas, mesmo que as pessoas que ame essa pessoa que tirou algo tão importante de mim. Acredito ser uma injustiça alguém tirar a vida de outra pessoa, e não pagar com a própria por essa injustiça. Eu não defendo que eu mesmo vá lá e resolva a situação como justiceiro, prefiro que a policia faça isso.

Mesmo que a pessoa pague uma quantidade em dinheiro, jamais fará essa pessoa voltar. Mesmo que essa pessoa pague pelo que fez passando o resto de sua vida na prisão, não fará a pessoa que eu amo voltar. E mesmo que essa pessoa pegue a pena de morte, a pessoa que eu amo não voltará.

Está situação de vida e morte, se torna algo muito complexo e complicado para a justiça. Saber quando e como se utilizar desse recurso é muito importante e em nosso país ele deveria existir. É claro que está é minha opinião sobre o assunto e não algo que o pais inteiro queira.


É só isso por agora. Obrigado por ler e pela paciência. Atenciosamente Gabriel Melo.



  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: Toda ação tem que ter Consequências Rating: 5 Reviewed By: Gabriel Orcioli