Cabeçalho em Imagem

Cabeçalho

Novidades

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Termino pela Distância


Oi gabriel,

Descobri recentemente o tei site e estou gostando muito em especial a parte sobre validação da mulher.  Meu relacionamento de 10 anos com aquela que seria minha esposa acabou no iniio do ano. Isso quase me destruiu minha sanidade mental. Estou  melhor mas nao sei, acho que perdi uma chance genuina de ser feliz em um relacionamento. Enfim, se puder dar uma lida na minha situação e me indicar algo que possa ler a respeito, seria muito util. me sinto muito confuso no momento nao sei devo atribuir o termino as minhas atitudes ou se foi o final 'natural' de um relacionamento q ja tinha acabado, sem q eu tivesse sido avisado antes.


Enfim, eis a situação (desculpe pela extensao, mas   nao consegui ser mais conciso):


Resumindo de maneira bastante breve ela decidiu, depois de menos de um semestre na Espanha (ela faz mestrado la e pretende cursar o doutorado)  que “não ia ficar vivendo com a promessa de que um dia eu iria visitá-la”.

Antes de ela ter viajado conversamos muito a respeito. O combinado era: eu arranjaria um emprego ( afinal, estou concluindo meu doutorado), arranjaria um emprego mesmo que, por hora, não fosse em uma universidade federal e com o dinheiro a visitaria duas vezes por semestre, aproveitando os vários feriados prolongados do Brasil.

O primeiro semestre desse ano foi um inferno para nós dois, sentíamos muita falta um do outro. Ela ao menos podia contar com novas amizades, novos lugares para visitar, coisas novas para aprender. Eu estava ‘encalhado’ em minha cidade natal, depois de ter passado seis meses estudando nos EUA. Voltei em julho de 2013 e ela viajou em setembro de 2013.

Estava me sentindo tão mal que resolvi adiantar as coisas e arranjar um emprego logo, algo  que me permitisse visita-la o quanto antes. O problema é que não sou rico, não tenho posses, conto apenas  com o suor do meu trabalho. Além disso,  viajar para fora é complicado, não é como viajar para  uma cidade  no territorio nacional, por exemplo ( tem a questão do visto etc). Sem contar com dois detalhes: estava terminando minha tese ( fiz a qualificação  no mês passado) e faço uma graduação em outro curso . Enfim estava complicado ir no primeiro semestre de 2014. Uma vez que tivesse defendido a tese estaria livre e poderia visita-la.

Contudo, ela me informou (POR E-MAIL) em março que nossa relação estava acabada, que não me queria mais. Nesse dia em diante cortei todo contato com ela, não enviei nenhum email. Acho patético quem fica implorado amor de uma pessoa que não te ama mais.  Pedi à minha sogra que informasse à minha namorada que poderia visita-la na semana santa ( faria um esforço, não queria jogar 10 anos de um relacionamento no lixo). A resposta dela, da minha namorada, foi, segundo minha sogra: - “Não dá é que, veja bem,  estou me envolvendo com uma pessoa aqui e não queria  seguir nisso sem  antes terminar meu namoro com Adriano blablabla”.

Em resumo:

(i)            Ela me traiu
(ii)          Me culpou pelo fim do relacionamento, dada a  minha distancia. Ela pretendia vender a  imagem de que o relacionamento foi se desgastando com a distância e, por isso (só por isso),ela arranjou outra pessoa. Papo furado.

Traição, no  meu código de conduta, não tem perdão ou conserto. Acabou e não tem volta. Sempre deixei isso muito claro para ela, talvez por isso ela tenha vindo com esse mimimi. Todos somos imperfeitos, podemos cometer erros ( ser arrogantes, insensíveis), mas a traição é a maior forma de desonestidade que pode existir. Nenhum outro erro o supera. Desculpe a franqueza, mas ninguém simplesmente “cai” no colo de outra pessoa.

 Descobri, a duras penas, que ela é uma pessoa muito influenciável pelo meio em que vive. Aposto que  as novas amiguinhas ( pessoas que ela acabou de conhecer) fizeram a minha caveira. Mas, como se diz, se vc quer testar o caráter de uma pessoa mude ela de lugar: se o caráter dela mudar totalmente, se moldando ao ambiente, essa pessoa é fraca;  porém se o  caráter dessa pessoa permanecer o mesmo, significa que ela tem personalidade própria. Pensando bem, não gostaria de viver com uma pessoa tão influenciável e , no fim das contas, superficial.  Mas enfim...

Pra vc ver, passei seis meses nos EUA, me vi mais de uma vez em meio a  um flerte com alguma mulher, mas nunca dei bola, sempre fugia ‘pela tangente’. Saía à noite com os colegas de aula para ouvir Jazz e beber  um pouco, mas nunca flertei com ninguém e sempre me esquivei das ‘oportunidades’ que surgiam ( e  olhe que as americanas são bem diretas e atiradas).

A fidelidade é inegociável. Olhando para trás me arrependo das ‘oportunidades' que tive de ser infiel, das possibilidades de vida que poderia ter tido com outras pessoas  nesses dez anos (enquanto namorava, sempre ‘fugia’ de companhias femininas quando sabia que a coisa poderia ficar mais séria).

Enfim, estou bastante amargurado, tive uma grande decepção. Éramos um  casal muito unido, nunca tivemos uma briga seria em 10 anos! Jogar isso fora depois de pouco mais de alguns meses? Não acredito que ela me amasse mais. Ao menos deveria ter me dito isso, frente à frente. ( minha psicóloga disse que isso teria feito toda diferença no meu estado emocional. 

Abraço,
Anonimo

 -----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Resposta: Olá anonimo. Primeiramente parabéns pela coragem e de trazer a mim seu relato. Sou grato pela oportunidade.

Bem, em resumo, as circunstâncias mudam e com elas as pessoas. Bem, não sou psicologo, não possuo doutorado nem mesmo cheguei a concluir a faculdade. O que de fato me envergonho e muito. 

Em meus estudos e em minha experiência, tenho aprendido muito sobre a validação e como os fatores levam até ela. Não é surpresa que a grande maioria dos relacionamentos acabam pelo fato de permitirem a oportunidade aparecer. Algo que percebo também é que quanto maior a maturidade e conscientização dos indivíduos, menores as chances de acontecer um termino. Mas isso não impede de acontecer por outros fatores, desde sociais, emocionais, biológicos, doenças e etc. 

Seu caso, é mais um em diversos outros, o problema, ao meu ver, nem seria a questão do termino mas o Vazio Emocional que isso gera. Me lembro quando passei por isso,é um inferno. A pior parte, assim como aconteceu com você, é que a mulher tentou passar de santa jogando a responsabilidade pra mim. Existem diversos fatores para isso e está baseado na programação desde pequenos. A mulher no geral, é programada a ter uma boa imagem e a passar uma boa imagem, mesmo que a imagem passada seja totalmente falsa. Desta forma, ela consegue o apoio das pessoas ao seu redor e assim mantém a imagem que supostamente ela quer passar. Diversos jogos emocionais são providos deste tipo de atitude.

A melhor forma que até o momento encontrei de vencer a dor e o Vazio emocional, em relação aos homens pelo menos, foi evoluindo. Concentrar a dor em alguma área, estudo ao qual deseje. Eu mesmo, comecei a evoluir, a estudar horas e horas, entrei na academia, o que eu tentava fazer era ao invés de ficar pensando na dor da perda e como a situação me complicou, ao me focar em outros trabalhos, mesmo que eu não me sentisse preenchido emocionalmente, continuava a faze-los. As emoções não vão embora, mas diminuem a um nível controlável. 

O Vazio Emocional é o grande vilã da história. Algumas pessoas se suicidam por causa disso, em piores casos, agridem a pessoa que supostamente deveria os amar para todo o sempre. Essa é uma consequência de uma má educação voltada a maturidade, por causa disso milhares de pessoas agem de forma imatura, sem conscientização, permitindo que fatalidades ocorram em nosso meio. Mas não estou aqui para falar sobre educação ou politica da qual envolve a maturidade e a conscientização. 

Diferente de nós homens, o lado emocional pesa muito para a mulher do que para o homem. Algumas mulheres podem mudar totalmente de posição baseadas naquilo que elas sentem, nós também é claro. um dos exemplos, que posso oferecer, aconteceu com Angelina Jolie. Ela é um excelente exemplo sobre isso. Ela passou por três fases emocionais: Descoberta, satisfação e prazer, responsabilidade.

Na primeira ela descobriu o prazer e se uniu pela primeira vez em matrimonio. 

Conforme o tempo passou, sua posição emocional mudou, e desta vez ela se envolveu com alguém que oferecia muito prazer, e assim os dois ficaram juntos por muito tempo.

Na terceira e última fase, ela visitou lugares onde as crianças e pessoas necessitavam de ajuda, então ela se transformou na embaixadora na Onu. Está responsabilidade, mudou completamente seu relacionamento ao qual levou ao termino. Nesta responsabilidade, entrou um novo homem em sua vida, Brad Pitt.

Como pode ver, no simples exemplo acima, algumas mulheres, mudam completamente sua posição, baseado naquilo que sentem. Seu termino pode ter ocorrido por diversos motivos, então fica a questão: foi somente a separação ou foi algo mais?

De forma simples, irei te fazer algumas perguntas, e responda em pensamento:

1. Como era o sexo? Ela era satisfeita como queira? quanto tempo demorava? 10, 15, 20 ,40 minutos?
2. Ela estava com você por conveniência ou amor? A principio me parece que era por amor e depois se tornou conveniência.
3. E os problemas? como resolviam os conflitos?
4. E os jogos emocionais, quais eram os preferidos dela: silêncio, ignorar, discutir?
5. E a rotina, o que fazia em relação a ela? Muitas mulheres se entediam rápido e assim buscam mudanças, se a mudança não acontece na rotina, então ela acontece em relação ao namoro.

Bem, para ela ter terminado e colocado a culpa em você, diversos motivos existiam. Me lembro quando eu culpava, a mulher pelo que aconteceu, e de fato, ela tinha a responsabilidade, mas conforme melhorei minha maturidade e descobri as principais causa dos términos, compreendi meus erros e melhorei a partir daí. Em minha opinião os problemas ocorriam a muito tempo, e ela conseguiu a oportunidade perfeita para se livrar deles.

É horrível ser traído. Muito pior, quando o termino é baseado naquilo que não conhecemos. Se esse tipo de maturidade fosse ensinada desde cedo, tanto pela família como pela escola, teríamos adultos bem mais preparados para relacionamentos.

Não tenho tanta experiência sobre isso, apenas estudo como as emoções trabalham em diversos aspectos de nossas vidas, do qual atua na maturidade e na conscientização do individuo. Em consequência posso ver em primeiro mão como o comportamento humano é afetado.

Agora, começa um novo capítulo em sua vida, encontrei saída e superei depois de muito tempo me questionando e tentando ver algo que eu pudesse melhorar. Não sei como será essa nova fase, mas acredito que ela será perfeita para seus estudos. 

Espero ter ajudado em algo. Atenciosamente Gabriel Melo.

Postagem mais recente
Anterior
Este é o último post.
  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: Termino pela Distância Rating: 5 Reviewed By: Gabriel Orcioli